domingo, 30 de dezembro de 2012

Marx é que perdeu?

Com a crise nos países europeus e nos EUA, será que quem perdeu foi a ideia socialista?

Dá só uma olhada:

MARINALEDA: uma cidade socialista!

 



Este e outros vídeos muitos bons em: DOC VERDADE

domingo, 23 de dezembro de 2012

FORMATURA

Imagens da primeira formatura em que fui paraninfa, foi o segundo ano em que trabalhei com 3ºs anos.
Foi no dia 17/12/2012 na escola Neves Prado Monteiro. Fiz até discurso...
Um grande abraço a todos meus ex-alunos e PARABÉNS!!












DISCURSO PARANINFA... (escrevi para tentar ser breve) 

Primeiramente gostaria de agradecer o convite feito pelo 3C1 e a presença de todos neste dia de reencontros e despedidas, de adeus e até logo, de boa sorte e parabéns!

São em média 12 anos na escola, professores, inspetores, direção, amigos e muito aprendizado, sempre aprendizado, seja de qual espécie for... O que outrora para muitos em fala era prisão, agora é também liberdade, é nela que puderam conquistar um pouco da liberdade de existência consigo e com o outro para partir agora rumo a “adultez” (se é que existe esta palavra).

Pois que ganhem um outro tipo de liberdade, aquela que vem junto à responsabilidade, como falava Sartre, mas aquela que está presa a tudo e todos que fizeram parte deste processo de construção de ser que estão começando a se formar. Lembrem-se disso: daqui a um mês, mas também daqui a 50 anos, lembrarão de algum episódio daqui, algo ou alguém da escola: que ironia, não?

Neste aspecto, espero também ter contribuído para esta lembrança de ser, que os debates, os textos, os vídeos, os bate-papos no intervalo, sejam sementes que possam brotar em vossos corações e na construção de criticidade perante o mundo, as coisas e as pessoas.

Ora, afinal, não verão a globo com os mesmos olhos ou sem lembrar das discussões em aula... não é isso? Para finalizar, um poema de Drumond:

 
A verdade dividida  - Carlos Drumond de Andrade.

A porta da verdade estava aberta
mas só deixava passar
meia pessoa de cada vez.
Assim não era possível atingir toda a verdade,
porque a meia pessoa que entrava
só conseguia o perfil de meia verdade.
E sua segunda metade
voltava igualmente com meio perfil.
E os meios perfis não coincidiam.
Arrebentaram a porta. Derrubaram a porta.
Chegaram ao lugar luminoso
onde a verdade esplendia os seus fogos.
Era dividida em duas metades
diferentes uma da outra.
Chegou-se a discutir qual a metade mais bela.
Nenhuma das duas era perfeitamente bela.
E era preciso optar. Cada um optou
conforme seu capricho, sua ilusão, sua miopia
. 

Lembrem-se que a verdade é só uma metade escolhida por nós ou por outro, é uma questão de capricho, ilusão ou miopia. Cuidem-se ao escolher suas verdades e estejam certos de que não foram escolhidas por você!

 

 

domingo, 2 de dezembro de 2012

HOMENAGEM AO CARA!

Aos que tentam diariamente destruir a imagem deste homem...

Aos que “acham” que o partido trabalhista defende o narcotráfico, presente há muito antes de seu governo e mantido por certos políticos e organizações e empresários que passam novelas e jornais manipuladores e alienantes que estes que “acham”, assistem diariamente...

Aos que tentam inventar provas contra ele(s) no mensalão... e ao não conseguir, mudam a legislação...

Aos que cortam, editam e formulam informações nos jornais e que se acham donos da verdade, afinal o são da tv, da revista e do jornal...

Aos reacionários e conservadores que acreditam que o diploma faz o caráter e se esquecem de que os que estavam ao lado de Hitler eram médicos e advogados... e que o “sociólogo” quase vendeu o Brasil...

Aos que vislumbram pseudo-amantes corruptas que seriam capazes de manchar sua popularidade de mais de 84% !!

Esquecem que a grande maioria no Brasil é de classe trabalhadora e se viu muito bem representada por este homem e sua sucessora... ainda que exista a possibilidade, destes que agora estão virando classe média tornarem-se futuramente a nova elite que tirará o poder dos trabalhadores...

 Aos que não respeitam sua história e ações em prol dos que realmente precisam, em nome de uma luta partidária – e não política- e de interesses e vantagens individuais!

Bom, segue então uma homenagem emocionada ao nosso querido ex e eterno presidente Lula, cujo governo e vida são ovacionados em todo o mundo! Documentário argentino, prêmios em Portugal... pena que nem tanto entre alguns brasileiros, mais pena ainda ver alguns professores pseudo-burgueses? (já que sou da área, posso falar) com a fala tão manipulada, reacionária, ingênua e ideológica...

 

“O imperialismo americano nefasto só teve influencia em alguns países porque sua elite era também nefasta. O imperialismo só teve espaço no Brasil, porque nossa elite é nefasta, preconceituosa, reacionária” (Lula- documentário argentino)