quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Enquanto isso...

Lembram do vídeo que postei há alguns meses atrás...muitos... "A história das coisas"? Em uma parte dele relata a "preocupação" da narradora que, ao comprar um rádio muito barato importado de outro país (China?) pensava o quanto cada trabalhador ganhava, ou o quanto cada trabalhador não era explorado para que pudessemos comprar um rádio (uma caneta, um tênis, um celular...) tão barato. Pois é, olha o que custa:

300 operários da Foxconn ameaçam se suicidar caso não recebam aumento de salário



Trabalhadores dentro de uma fábrica da Foxconn na província de Guangdon (Foto: AFP)
Cerca de 300 trabalhadores chineses da Foxconn anunciaram no último dia 3 que iriam cometer suicídio coletivo caso seus salários não fossem elevados. Os funcionários em questão trabalham na linha de montagem do console Xbox, da Microsoft. Eles ameaçaram se atirar do último andar da fábrica caso suas exigências fossem negadas e permaneceram na cobertura do prédio por dois dias.
Segundo o site Tom’s Hardware, a Foxconn sugeriu que os trabalhadores insatisfeitos pedissem demissão e recebessem o salário deste mês. A companhia, contudo, não pagou sequer o salário prometido. Aí a vontade de se matar cresceu entre os chineses.
Os chineses só não se atiraram do prédio porque o prefeito da cidade de Wuhan, cidade sede da Foxconn, os convenceu a desistir da loucura. Em 2010, 14 funcionários cometeram suicídio como forma de protesto contra as péssimas condições de trabalho e as baixas remunerações recebidas. Nesse caso, a Foxconn tratou de rever o número de horas de trabalho dos funcionários, os salários e as horas extras de seus operários.
A situação dos 300 chineses ainda não foi definida.

fonte: http://br.noticias.yahoo.com/300-oper%C3%A1rios-foxconn-amea%C3%A7am-se-suicidar-caso-recebam-164412059.html


Enquanto isso, o dono da Microsoft fica cada vez mais rico, haja trabalho, coitado!!!


Um comentário:

Brenda Nogueira disse...

Dinheiro, Dinheiro...DINHEIROOO!