terça-feira, 20 de outubro de 2009

VIOLÊNCIA SIMBÓLICA?

A CIDADE OLÍMPICA -  retirado do blog http://www.jblog.com.br




  Manuel Bandeira definiu bem, no poema O bicho, a situação a qual os moradores de rua estão submetidos: “Vi ontem um bicho/ Na imundície do pátio/ Catando comida entre os detritos./ Quando achava alguma coisa/ Não examinava nem cheirava/ Engolia com voracidade/ O bicho não era um cão/ Não era um gato/ Não era um rato/ O bicho, meu Deus, era um homem”. Muitas vezes, na vida real, fora da verve literária, não nos damos conta desses ”bichos“ cotidianos. Talvez só os artistas, ou os mortais com alma artística, tenham a sensibilidade de olhar além do que se vê. O fotógrafo queridinho da coluna, Álvaro Riveros, é um deles. Chileno de nascimento e brasileiro por opção, viu sua fascinação pelos tipos invísíveis da metrópole carioca se avolumar quando saía em direção às pautas jornalísticas. ”É a minha tentativa de entender o momento em que vivemos. Minha expressão é a imagem. É a partir dela que tento compreender o mundo“, diz Álvaro, que coleciona mais de 1.000 fotos, clicadas desde o ano 2000, doze meses depois de chegar ao Brasil. ”No Chile, também há moradores de rua, é claro, mas no Rio era impossível, para mim, não me atormentar pelas imagens que eles me proporcionavam“, disse Álvaro. Portanto, com vocês, toda pujança e esplendor, em imagens, de uma das faces da Cidade Maravilhosa, sede das Olimpíadas de 2016 e um dos palcos da Copa de 2014.



Nenhum comentário: