sexta-feira, 18 de março de 2011

11 imagens para 2011!!!!! EXPOSIÇÃO: "ATÉ QUE A ARTE NOS SALVE"

"Até que a Arte nos Salve!" (São Paulo): até o próximo dia 5 de abril, quem passar por pontos específicos da capital paulista poderá deparar com painéis de 2,5 x 3 metros do artista Adriano Carnevale Domingues. As imagens --ampliações de telas de sua autoria-- fazem parte de uma intervenção que, segundo o artista, visam "apresentar, pela arte, condições humanas e filosóficas com o intuito de questionar e desestruturar a acomodação social". 
O re-HUrbManismo tenta re-humanizar as cidades e/ou re-urbanizar as pessoas através de atos/ações em espaços públicos com o intuito de re-valorizar e reverter o fenômeno de dependência destes mesmos espaços em relação aos espaços privados ou particulares.
“Até que a arte nos salve!” é uma intervenção baseada em ampliações fotográficas de pinturas a óleo de minha autoria cujo foco é o processo de analise do ser humano e suas co-relações.

A arte como o processo de analise e entendimento humano e não apenas a produção de imagens decorativas. A pintura como construção literária. A imagem direta sem paisagens para distração.

É uma ação individual e independente, sem patrocínios ou interlocutores.

Evolução (óleo sobre tela 80x120cm) – 2010


O teu dinheiro delimita o território, a porção de agressividade que tenho, eu extravaso em você e te excluo do bando. Não caço, minha caça já está morta e minhas presas atrofiadas. Vivemos em bandos, eretos, lutando por espaço em uma selva artificial. Excluímos, segregamos, reproduzimos, abortamos.... Temos líderes, maldade, bondade e submissão. Temos vergonha da pele. Não sei se somos primitivos ou humanos demais, mas tenho certeza que talvez a única diferença é que nasceu em nós a ilusão.
Apartheid, Catequização, Chacina, Ditadura, Sem teto, Inquisição, Pobreza, Extinção, Refugiados, . . .
 
Qualidade de vida (óleo sobre tela 80x120cm) – 2010

Deposite, pois esta faltando...
Compre, pois disseram que é necessário...
Troque, não importa a idade...
Rejeite, ao teu bel prazer...
Sufoque, Destrua, Arranque, Cimente,...
... ciente.



D'(EU)S
Definição:
A Luba (RDC): República Democrática do Congo - Africa

A Luba Africano como a maioria das pessoas acredita em um Deus que dá aos homens a forma de várias mentes. Esta divindade é expressa por 3 espíritos primário (a palavra, gesto e respiração). Suas esculturas descrevem como um livro, e em segredo, os mitos de origem e história das dinastias royales. Por isso que eles usam símbolos diferentes:
O ponto rodeado por 2 círculos é o símbolo divino.
O cone, espirais caracóis evocar o cabo trançado. Eles simbolizam vida, nascimento, fertilidade.
O ponto e os dois círculos, a torção espiral e expressar o mundo original, a criação do mundo.
A árvore de Ficus é sagrada desde o Antigo Egipto ea Mesopotâmia. Ela está ligada ao sangue menstrual e adivinhação. Ele é usado para esculpir objetos sagrados.
Kaolin simboliza os espíritos dos mortos.
Os triângulos referem-se a complementaridade entre homens e mulheres, o penteado cruciforme representa os 4 pontos cardeais.
O sol é o lado de Deus, de dia positivo.
A lua tem o seu lado negro, os maus espíritos.
As noites de lua cheia de motivos para sacrifício porque o poder dos maus espíritos é maior. O mundo dos mortos está localizado na Via Láctea.
Estas máscaras redondas são exclusivamente atribuídos a Luba. As linhas brancas está associada a características positivas (grau de pureza, bondade, luz, leite ...). A função destas máscaras Luba é benéfica; sua dança deve animar espíritos guardiões. As cores são simbólicos, tais como formulários, eles indicam "sexo" da máscara, mas também a sua magia em potencial. 
 

Natureza-morta (óleo/acrílico sobre tela 80x50cm)

Segundo os dicionários, "Natureza-morta" é um gênero de pintura em que se representa seres inanimados, como frutas, flores, livros, taças de vidro, garrafas, jarras de metal, porcelanas, dentre outros objetos.

Nesta tela o título é natureza morta pois para mim quando os seres humanos são privados da liberdade, seja como castigo ou normas e leis; quando uma sociedade aprisiona os vivos (animais ou homens) é que a natureza morreu, foi assassinada. Humanidade que se priva da liberdade, dos atos espontâneos, e que reprime sua natureza; esta morta !
Humanidade que ensina a matar para depois punir; esta morta!
 
Condicional (óleo sobre tela 80x100cm)

Acepções

■ adjetivo de dois gêneros
1 que contém, implica, é sujeito a ou dependente de uma condição; incerto, condicionado
2 Rubrica: gramática, lingüística. que expressa condição ou suposição; que introduz, contém ou implica uma suposição ou hipótese
3 m.q. condição ('obrigação, encargo' e 'situação')


"Sinto por vezes minhas pernas fracas, penso no cúmulo de mendigar ajuda, mas para quem ? É certo, na minha idade, ter que pedir?
Me lembro quando jovem da minha indignação em dividir meu espaço com mendigos nas ruas; _que pessoas folgadas, vagabundos, dizia eu. _É mais fácil pedir que trabalhar, justificava-me.
Agora, sinto que generalizei demais e sem saber, ensinava aqueles que hoje nem me ajudam ou sequer me vêem." 
 

Liberdade de expressão (óleo sobre tela 90X70cm)

Será que a censura continua, ou foi plantada a seu tempo em nós? Seria a superficialidade da imagem sem conteúdo a marca da futilidade mental semeada com a censura?
Às vezes sinto que falo para ninguém e a espontaneidade da expressão é barrada no limite da aceitação comum, nivelada pelo valor do consumo.
Agora vejo que a liberdade é amarrada e abafada pelo véu da hipocrisia.
Nasceu em nós a pior das censuras, enfim. 
 
 
Fraternidade (oleo/acrilico/carvão sobre tela 90x70cm)

"Não dê apenas esmolas; Dê futuro."
 
 Bala perdida (óleo sobre tela 90X70cm)

Carlos Henrique, 15 anos, estava em um ônibus para passar o final de semana com seu avô viuvo , quando foi atingido...
Clarice, 33 anos, esperava seu primeiro filho após anos de trabalho e planejamento, quando foi atingida a caminho do trabalho...
Eduardo, 52 anos, foi atingido em seu carro devido a proximidade de um assalto no trânsito...
Janaína, 63 anos, foi atingida enquanto dormia em seu apartamento milionário.
Tatiana, 19 anos, acaba de conseguir uma vaga na companhia de ballet do Teatro Municipal, mas...

"Somos todos Sua imagem e semelhança"... e não números de uma estatística.
 
 
Fome (óleo sobre tela - 90x70cm)

Perco a boca diante da fome. Pedir, mendigar, vasculhar o resto em sacos lotados de pouca dignidade. O que é mais inconcebível? A ausência da boca em uma pintura ou a privação do alimento em campo fértil?


Vênus/Afrodite (óleo sobre tela 90x70cm)
Vênus, Deusa da Natureza, Grande Mãe , mito da beleza e do amor, nasce em uma concha de madrepérola gerada pelas espumas. Era considerada a mãe do povo romano...Equivalente a Afrodite grega.
Os relatos impressos da humanidade muitas vezes alteraram mitos ou personificaram deuses às suas imagens, mas se a África é o "berço da humanidade", a representação mais honesta da Grande Mãe, deusa da natureza Vênus/Afrodite, mantendo esta denominação, seria de uma africana, negra, sem a tradução despigmentada greco-romana. A imagem mítica de acordo com a origem humana, primitiva e não de acordo com a força de um império.
"os mitos possuíam uma função extremamente importante nas sociedades primitivas, pois explicavam os aspectos essenciais da realidade, tais como a origem do mundo, o funcionamento da natureza e dos processos naturais, assim como os processos interiores do próprio homem, juntamente com seus valores básicos. Eram responsáveis não só pela educação e conduta desses povos, servindo como guias para uma vida segura, afastando quaisquer sentimentos de negação da existência, provenientes de uma real impotência em relação à supremacia das intempéries, doenças e mortes." (MONIZ, Luiz Claudio. Mito e música em Wagner e Nietzsche. Rio de Janeiro: Madras, 2007, p. 33).

Talvez, se não transformássemos tanto as imagens para que sejam semelhantes a nós, respeitaríamos melhor as diferenças humanas .

Herança (óleo/acrílica sobre tela 50x80cm)
Visão sobre uma sociedade que não enxerga a importância das coisas, dos pensamentos, das artes, dos seres vivos... e consciente ou inconscientemente herdam a cegueira social e intelectual. Fábrica social de seres invisíveis, onde homens, mulheres e crianças são tratados como sacos ou entulhos espalhados nas ruas; anos de empobrecimento comum, e que quanto mais tempo o homem vivência inconscientemente uma situação, acaba por transforma-la em realidade sem que a consciência filtre, atrofiando assim, a sua percepção, germinando uma nova realidade. 
 


 
 

Nenhum comentário: